Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

O que é Alienação Parental?

Publicado por Vida Mental
há 12 anos

O termo Alienação Parental foi proposto em 1.985 por Richard Gardner. Ele foi usado quando um dos pais tenta romper os laços afetivos dos filhos com o outro conjugue e acaba provocando sentimentos fortes de ansiedade e temor nos filhos.

Isto frequentemente ocorre quando ao se dar uma ruptura conjugal e um dos parceiros não consegue lidar com a perda, não vivenciando de forma saudável o seu luto, a situação desencadeia um processo de desmoralização e de descrédito. Os filhos são usados como arma para atingir o outro neste processo de vingança. As chantagens emocionais sempre que possível restringem o contato com o conjugue ou ex-conjugue.

Com isso ocorrem casos de crianças com problemas psicológicos diversos ou muitas vezes levando-as a copiar o modelo materno ou paterno inadequados. Independente do tipo de consequência, infelizmente as maiores perdas de curto e longo prazo são para os filhos.

O genitor alienante tenta de todas as formas excluir o pai (ou mãe) da vida dos filhos, e muitas vezes até os tios e avós. Desta forma, o desgaste é amplo e inclui muitas pessoas de forma direta e indireta, mas cabe novamente enfatizar que os maiores danos nos curto e longo prazo é para a saúde física e emocional das crianças.

Felizmente a Lei da Alienação Parental nº 12.318 de 26/08/2010 vem assegurar a criança ou adolescente uma convivência pacífica entre pais e filhos preservando a sua integridade física e psicológica.

A Psiquiatria Forense e a Psicologia Jurídica podem colaborar com a Justiça avaliando as funções mentais de pais e filhos envolvidos em uma possível Síndrome de Alienação Parental, isto para prestar esclarecimentos para o Juiz.

A Psiquiatria Forense e a Psicologia Jurídica também podem participar destes processos na função de assistência técnica para auxiliar os Advogados de cada uma das partes em relação as questões técnicas da saúde / doença mental em interface com a Justiça e deste modo favorecer decisões judiciais as mais embasadas e técnicas possíveis.

Hewdy Lobo Ribeiro
Psiquiatra Colaborador ProMulher IPq USP
Psicogeriatra e Psiquiatra Forense pela ABP
Médico Nutrólogo pela ABRAN

  • Publicações13
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações202
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-alienacao-parental/3061303

Informações relacionadas

Leticia Yamanari, Advogado
Notíciashá 2 anos

Alienação Parental

Notíciashá 14 anos

Artigo: Alienação parental - uma realidade silenciosa

Franciélin Köhler, Advogado
Artigoshá 2 anos

Guarda compartilhada como forma de inibir alienação parental

Daniel Hatzemberger, Advogado
Artigoshá 2 anos

Como calcular pensão alimentícia na prática?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)