Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Que bala é essa?

    Publicado por Vida Mental
    há 12 anos

    Nas ultimas décadas o consumo de balas aumentou consideravelmente pelo público jovem e, com isso o índice de mortalidade também. Mas afinal, que droga tão perigosa é essa?

    A gíria bala se refere a qualquer uma dessas drogas: Ecstasy, MDMA, pílula do amor, Helena, cristal, ice, entre outras. Estas são drogas produzidas em laboratórios clandestinos e possuem como base a anfetamina.

    A anfetamina foi originalmente desenvolvida para inibição do apetite e manter o indivíduo acordado, em alerta.Os efeitos produzidos pela bala são de intensa euforia, aumento da auto estima, empatia, sensação de bem estar e de muita energia, intensificação da percepção de sons e cores (como se as cores tivessem sons e sons tivessem cores), além da hipersensibilidade ao toque, dando a sensação de que essas drogas são afrodisíacas.

    Por esse motivo são drogas muito conhecidas e utilizadas em festas raves, em que o som das batidas repetidas e estridentes das músicas estimula os efeitos da mudança da percepção dos sons e cores. Além disso, o contato com outras pessoas é hiper estimulado, gerando sensação de prazer sexual.

    Num primeiro momento parecem ser inofensivas e longe de causar dependência. Mas isso não é verdade. Muitas pesquisas apontam que essas drogas são muito perigosas, por expor o indivíduo a um risco de morte imediato e causar tolerância, importante característica no desenvolvimento da dependência.

    O risco de morte imediata se dá uma vez que a anfetamina provoca a elevação da pressão arterial e aumento da temperatura do corpo, podendo causar uma série de complicações clínicas como taquicardia, desidratação e insuficiência renal, assim como início de processo de falência múltipla dos órgãos, levando o indivíduo a óbito.

    Já a dependência é causada pela necessidade de aumento do uso, pois a quantidade utilizada não atinge os efeitos como antes. O indivíduo passa então, a utilizar duas ou mais doses por noite, podendo estender o uso para durante a semana. Os efeitos indesejáveis após o uso como depressão, ansiedade, agitação, insônia podem também reforçar a necessidade de utilizar novamente a droga.

    É muito comum indivíduos que fazem uso dessas drogas apresentarem sintomas como agressividade, alucinações e delírios, podendo desenvolver comportamentos suicida e homicida. Por essas razões, acabam tendo sérios problemas com a justiça, necessitando de intervenção por parte de profissional especializado como Psiquiatra Forense ou Psicólogo Jurídico, os quais poderão avaliar a sanidade mental e analisar a capacidade de entendimento e determinação do indivíduo num processo.O tratamento para a dependência dessas substâncias existe e tanto o indivíduo quanto a família devem procurar ajuda!

    Lembre-se,ecstasy, MDMA, E., pílula do amor, ou seja, as chamadas balas são drogas de alto risco e o indivíduo que faz uso deve receber orientação, mesmo não apresentando desejo de interromper o uso!

    Se você quer saber mais sobre essas substâncias, no site Vida Mental você encontrará cursos que esclarecem essa e outras dúvidas sobre a dependência química. Clique no link abaixo e confira!

    Hewdy Lobo Ribeiro
    CREMESP 114681
    Médico Psiquiatra Forense pela ABP
    Psiquiatra ProMulher IPQ-HC-FMUSP
    lobo@vidamental.com.br
    0XX 11 4114 0019
    0XX 11 2371 7053
    Aline C. Baptistão
    Psicóloga Pós Graduanda em Dependência Química
    CRP: 94648/06alibapt@hotmail.com

    • Publicações13
    • Seguidores9
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações214404
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/que-bala-e-essa/3061419

    Informações relacionadas

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Maconha é menos mortal que álcool e tabaco, afirma estudo

    Notíciashá 12 anos

    Quais os riscos da junção do álcool e cocaína?

    Notíciashá 12 anos

    Porque o crack vicia mais rápido que outras drogas?

    Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região TRT-20: XXXXX-50.2020.5.20.0008

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Curatela com Pedido de Tutela de Urgência - Arrolamento Comum

    16 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    “Todas as drogas são uma perda de tempo. Elas destroem sua memória, seu respeito e tudo que tem a ver com a sua autoestima. Elas não são boas de forma nenhuma.” (Kurt Cobain) continuar lendo

    Haha mesmo assim se drogava igual um condenado KKK continuar lendo

    Só deu mais vontade de usar ainda com essas descrições continuar lendo

    Caralho eu quase tive um taquicardiaca mesmo kkkk
    Minha pressão foi pra 17 por 10 e os batimento a 170 kkkkkkk mais a brisa é dahora eu recomendo, mais não façam como eu beber tudo de uma vez achando que não tá dando nada porque a hora que bate, espanca continuar lendo

    As matérias publicadas no Vida Mental são excelentes! Parabéns! Precisam ser mais divulgadas! Só havia 4 seguidores, e agora, 5, comigo! continuar lendo